Importância da Profilaxia: A Limpeza Odontológica


Mesmo com uma escovação adequada, uso do fio dental e de enxaguantes bucais diariamente, nossa boca pode acumular tártaro e placa bacteriana que, se não forem removidos adequadamente, podem irritar os tecidos da gengiva, causar doenças periodontais, cáries, entre outras complicações.

Para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas mais graves, é importante fazer visitas regulares ao dentista, pelo menos a cada 6 meses, para a realização da limpeza dental (profilaxia dentária), e para quem usa aparelho ortodôntico 3 em 3 meses, pois ocorre um acúmulo maior de alimentos.


Como se forma o tártaro? Ainda que façamos a higienização dos dentes todos os dias, restos de alimentos e bactérias podem formar uma película que se alojada sobre os dentes e gengivas. Quando essa película não é retirada, ela mineraliza sob a ação da saliva e forma o tártaro dental.


Por que fazer a limpeza dental no consultório? Os dentistas possuem amplo conhecimento sobre saúde bucal, além de equipamentos específicos para realizar uma boa limpeza dos dentes. Pode parecer algo simples, mas envolvem algumas etapas. Confira:

– Raspagem supragengival: raspagem para retirada do tártaro acumulado;

– Jateamento: aplicação de bicarbonato de sódio com um jato, visando remover os restos de tártaro, juntamente com a placa bacteriana;

– Escovação completa;

– Aplicação de flúor para repor os minerais e proteger os dentes.

Programe retornos frequentes ao dentista e mantenha seus dentes limpos e saudáveis!

Faça uma avaliação conosco.

Odonto Medicina a clínica para toda a família!


3 visualizações0 comentário

©  2017 por Adriana Darold. 

Todos os direitos reservados.

  • YouTube ícone social
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Av. Isaac Póvoas, 254 - Centro - Cuiabá/MT - Ao Lado da Dio Madona Sorvetes.

Tel: 65 3028-2263 ou 65 99947-2815