Posso tirar o aparelho dental em casa?


Os tratamentos ortodônticos são conhecidos por gerar grandes expectativas para quem sonha com o tão desejado Sorriso perfeito. É normal que ao observar os dentes alinhados o paciente pense que o tratamento com o Aparelho Ortodôntico acabou, mas o responsável por decidir o momento de encerrá-lo é exclusivamente o dentista.

Apenas o cirurgião-dentista possui recursos e conhecimento adequados para a retirada do aparelho. A remoção por outros meios pode acarretar em trauma, lesão nas gengivas e, em último caso, extração dos dentes. “Geralmente os dentes ganham alguma mobilidade no intervalo entre as manutenções. Caso o paciente aplique força indevida, é possível que as raízes se soltem”.



Além de prejudicar a saúde bucal, quem se aventura a tentar tirar o aparelho em casa arca com prejuízo financeiro. “É provável que se gaste um bom dinheiro para reparar traumas e lesões, sem contar com todo investimento feito no tratamento, desperdiçado quando o paciente interrompe o processo antes da determinação do especialista.”

O tratamento é finalizado apenas quando a mordida está devidamente encaixada, pois só desta forma os resultados alcançados poderão ser mantidos. “É comum que o paciente veja os dentes da frente alinhados e ache que não precisa mais do aparelho, mas este alinhamento só se torna permanente quando o encaixe é perfeito”.

A dica para acelerar o processo é seguir rigorosamente às recomendações do dentista e não faltar às manutenções. “O comprometimento do paciente é parte do sucesso e da agilidade do tratamento”.


Vem para a Odonto Medicina!

(65) 3028-2263 ou (65) 99947-2815

17 visualizações0 comentário